Surdez

Os surdos representam um grupo minoritário de pessoas que se agrupam para discutir e opinar sobre suas vidas, porque possui de uma cultura visual para o entendimento e apreensão do mundo, o que se traduz pelo reconhecimento, legalização e utilização da língua de sinais, da cultura e da identidade surda.

Ainda hoje, no Brasil e em diversas partes do mundo, a visão clínico-terapêutica da surdez (com sua equivalente prática avaliativa picométrica, diagnostificadora e rotulante) insiste em encarar a surdez como deficiência e os surdos como sujeitos patológicos. Esta posição nega aspectos cognitivos, lingüísticos e culturais específicos de cada aluno (a) surdo (a), os quais, por estes mesmos aspectos, são diferentes de quaisquer outras alteridades deficientes. Logo, não podemos definir a surdez como uma deficiência, mas como uma construção histórica, comunitária, lingüística e cultural.

O que pretendemos com este trabalho realizado ao longo desta última semana é conscientizar a comunidade Osoriense de que a questão da surdez passe da curiosidade etnográfica ao reconhecimento político da surdez como diferença.

Esta questão da diferença vem sendo trabalhada ao longo dos anos por toda a comunidade surda mundial. É nesta perspectiva que as escolas para surdos também trabalham. Na nossa região estas escolas se encontram em duas cidades: Osório e Torres. Em Torres o Ensino Fundamental é atendido na Escola Tietbol e o Ensino Médio na Escola Jorge Lacerda; já em Osório o Ensino Fundamental é atendido da Escola Cônego Pedro Jacobs e o Ensino Médio na nossa escola, Prudente de Morais, onde este ano está com a primeira turma de concluintes na modalidade classe específica para surdos do Litoral Norte.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cronograma da III Semana do Surdo

21/09 (terça-feira à noite): Contextualização do Surdo na Câmara de Vereadores de Osório
22/09 (quarta-feira M, T, N): Oficinas de LIBRAS na Escola Prudente de Morais
23/09 (quinta-feira à noite): Vida Escola dos Surdos em Osório no Salão Paroquial do Porto Lacustre
24/09 (sexta-feira à noite); Noite de Confraternização da Comunidade Surda do Prudente
25/09 (sábado pela manhã): Gincana de Socialização da Comunidade Surda Osoriense

2 comentários:

  1. Esperamos que vocês nos prestigiem, pois foi tudo pensado com muito carinho e dedicação.

    ResponderExcluir
  2. A palestra Histórico e Concepções da Surdez foi perfeita: muito bem organizada, o ambiente da Câmara de Vereadores é ótimo, e, acima de tudo, o aprendizado que estes momentos nos trazem. Parabéns aos alunos e professores.
    Professora Catiana

    ResponderExcluir